berberes

RESUMO DA EXPEDIÇÃO

Duração

De 1 a 9 de Fevereiro de 2010 (9 dias)

Preço

Desde 795€ / Pessoa em 4×4 próprio

Tipo Viagem

Aventura em 4×4 e descoberta cultural

A Rota dos Berberes é uma aventura em 4×4 na descoberta da cultura e paisagens de Marrocos … cidades, oásis, deserto e montanhas!

A «Rota dos Berberes» é uma expedição realizada num ritmo calmo e despreocupado pelo “mundo” rural e tradicional de Marrocos. É um desafio para todos aqueles que já conhecem o país e para todos os outros que o querem conhecer pela primeira vez.

Os berberes, o povo do deserto do Sahara que se intitulam “homens livres”, dão o mote a esta incrível expedição que permitirá a condução em 4×4 por entre vales e montanhas, dunas, aldeias e deslumbrantes oásis perdidos no deserto do Sahara!

Participa nesta viagem singular destinada a veículos 4×4 e venha conhecer de perto o modo de vida e a cultura de um povo ancestral, tudo isto numa experiência intensa e autêntica que o Mundo de Aventuras planeia com todo o detalhe.

MAPA E ITINERÁRIO

Itinerário Resumido

1ª Etapa: Portugal – Tanger

2ª Etapa: Tanger – Marrakech

3ª Etapa: Marrakech – Zagora

4ª Etapa: Zagora – Merzouga

5ª Etapa: Dunas do Erg Chebbi

6ª Etapa: Merzouga – Arfoud

7ª Etapa: Arfoud– Fès

8ª Etapa: Fès – Chefchaouen

9ª Etapa: Chefchaouen – Portugal

Mapa

Itinerário Completo

Dia 1 (01/02/2020): Portugal – Tarifa – Tanger

Partida de Coruche pelas 6:30h (podendo juntar-se à “caravana” mais a Sul) e seguimos em direção a Tarifa (Espanha) onde atravessamos o estreito de Gibraltar em ferryboat para Tanger (Marrocos). Seguem-se as respectivas formalidades de passagem de fronteira. Terminamos o dia em Tanger, ponto de passagem entre a Europa e África desde o tempo dos Fenícios, com a sua medina caiada de branco e as antigas muralhas viradas ao mar. Jantar e alojamento em hotel.

Dia 2 (02/02/2020): Tanger – Marrakech

Após o pequeno-almoço, seguimos em direcção a Sul pela auto-estrada até Marrakech. Apelidada de “Cidade Vermelha”, é também considerada capital dos berberes do Sul. Com os seus magníficos palácios, o jardim de La Menara, o maravilhoso souk no interior da medina e a praça Jemaa El-Fna, onde tudo acontece, este será o encantador cenário do final de tarde. Como que saído do livro das 1001 noites, são vários os contadores de histórias, encantadores de serpentes, macacos amestrados e vendedores de água que fazem parte do quotidiano deste fantástico e movimentado ponto de encontro e que o tornam memorável. Jantar tradicional marroquino na praça Jemaa El-Fna e alojamento em hotel.

Dia 3 (03/02/2020): Marrakech – Ait Benhaddou – Ouarzazate – Zagora

A seguir ao pequeno-almoço, cruzamos o alto Atlas em Tizi-n-Tichka (2260m) e seguimos para Telouet por uma sinuosa estrada de montanha. Cruzamos várias aldeias berberes peculiares encravadas entre a rocha e o oued Ounila. Continuamos em direção a Ait Benhaddou onde visitamos o seu kasbah, elevado a Património Mundial da UNESCO, que serve de cenário a vários filmes de Hollywood (Lawrence da Arábia, A Múmia, Gladiador, entre outros…). Breve passagem por Ouarzazate, a capital do cinema, e seguimos pelo imenso e verdejante palmeiral do oued Drâa até Zagora, cidade de onde partiam as caravanas de camelos com destino a Tombouctou, no Mali (»»» Tombouctou 52 jours). Jantar e alojamento em hotel kasbah.

Dia 4 (04/02/2020): Zagora – Tafraout Sidi Ali – Ramlia – Merzouga

Deixamos o hotel para trás e partiremos para uma das mais belas pistas do “Rally Dakar” em Marrocos. Serão cerca de 250km de piso variado mas muito rolante. Aqui, teremos a noção da imensidão do Deserto do Sahara. Cruzaremos aldeias e oásis deslumbrantes, atravessaremos dunas, rios e lagos (ambos provavelmente secos). Um dos pontos altos da etapa será a passagem do oued Rheris, no oásis de Ramlia. Passagem por Ouzina e terminamos o dia em Merzouga, com as suas fantásticas dunas cor de laranja onde pernoitaremos. Jantar e alojamento em tendas de luxo.

Dia 5 (05/02/2020): Dunas do Erg Chebbi

Após o pequeno-almoço, partiremos à descoberta do Erg Chebbi, com as mais altas dunas de Marrocos, onde passaremos todo o dia. Breve explicação técnica de como se deve conduzir em areia, como subir e descer as dunas e outras orientações. Teremos oportunidade de cruzar o Erg Chebbi numa sucessão de enormes dunas, subidas e descidas vertiginosas, areia e mais areia… No final da tarde, existe a possibilidade de partir numa caravana de camelos para ver o pôr do sol nas dunas. Jantar e alojamento em albergue kasbah de luxo.

Dia 6 (06/02/2020): Merzouga – Arfoud

Neste dia, continuamos pelas deslumbrantes pistas do deserto do Sahara. Visitaremos a fortaleza portuguesa, sendo esta uma estranha formação montanhosa em forma circular que servia para armazenar águas pluviais e foi cenário para o célebre filme “A Múmia”. Continuamos viagem até à Cidade de Orion, Escada Celestial e Espiral Áurea, obras do artista alemão Hannsjörg Voth, construídas em pleno deserto. Finalizamos a etapa em Arfoud. Jantar e alojamento em hotel kasbah de luxo.

Dia 7 (07/02/2020): Arfoud – Floresta de Cedros – Fès

Seguindo para Norte, entramos no Médio Atlas em direção a Midelt e à floresta de cedros, conhecida pela sua colónia de macacos selvagens. Continuamos para Ifrane, estância de ski apelidada de “Suíça do Atlas”. Terminamos o dia na cidade imperial de Fès, com a mais antiga medina medieval ao ar livre do mundo. Passeio ao final da tarde para explorar a medina, onde se fazem bons negócios de couros, loiças típicas de Fès e tapeçarias artesanais berberes. Jantar e alojamento em hotel.

Dia 8 (08/02/2020): Fès – Chefchaouen

Após o pequeno-almoço, continuamos o nosso percurso pela região agrícola do Rharb até Ouazzane, considerada como o celeiro de Marrocos. Seguimos através das montanhas do Rif até Chefchaouene (também conhecida como “Cidade Azul”), encravada no sopé do Jbel Tisoukaonde, onde grande parte das casas e ruelas estão pintadas de azul turquesa, dando-lhe um grande toque de originalidade. Terminamos o dia com um passeio de grupo pela fantástica medina de Chefchaouene. Jantar e alojamento em hotel 3*.

Dia 9 (09/02/2020): Chefchaouen – Tanger – Tarifa – Portugal

Deixamos a “Cidade Azul” e seguimos para Tânger e para o seu porto marítimo. Seguem-se as formalidades de passagem de fronteira. Embarque no ferryboat para Tarifa (Espanha). Estes serão os últimos 350km de convívio. Com chegada a Portugal, é tempo de despedidas contudo com uma certeza: Vontade de regressar a Marrocos num futuro próximo!!!