RESUMO DA EXPEDIÇÃO

Duração

De 2 a 11 de Outubro de 2020
(10 dias)

Preço

Desde 845/ Pessoa em 4×4 próprio

Tipo Viagem

Aventura em 4×4 e descoberta cultural

«Rota do Grande Sul», uma grande aventura em 4×4 na descoberta do Marrocos profundo e sua cultura ancestral… nómadas berberes, oásis perdidos e deserto inóspito!

A «Rota do Grande Sul» é uma expedição destinada a todos aqueles que queiram conhecer e experimentar o Marrocos profundo. É um desafio para todos aqueles que têm interesse em estar em contato com outros povos e os seus costumes, em lugares menos explorados.

O “Grande Sul” inóspito, longe das movimentadas rotas turísticas habituais, dão o mote a esta incrível expedição que permitirá a condução em 4×4 por entre vales e montanhas, dunas, aldeias e deslumbrantes oásis perdidos no deserto do Sahara!

Participa nesta viagem singular destinada a veículos 4×4 e venha conhecer de perto o modo de vida e a cultura de um povo ancestral, tudo isto numa experiência intensa e autêntica que o Mundo de Aventuras planeia com todo o detalhe.

MAPA E ITINERÁRIO

Itinerário Resumido

1ª Etapa: Portugal – Tanger

2ª Etapa: Tanger – Midelt

3ª Etapa: Midelt – Merzouga

4ª Etapa: Merzouga – Zagora

5ª Etapa: Zagora – Foum-Zguid

6ª Etapa: Foum Zguid – Icht

7ª Etapa: Icht – Tan Tan

8ª Etapa: Tan Tan – Agadir

9ª Etapa: Agadir – Assilah

10ª Etapa: Assilah – Portugal

Mapa

Itinerário Completo

Dia 1 (02/10/2010): Portugal – Tarifa – Tanger

Partida de Coruche pelas 6:30h (podendo juntar-se à “caravana” mais a Sul) e seguimos em direção a Tarifa (Espanha) onde atravessamos o estreito de Gibraltar em ferryboat para Tanger (Marrocos). Seguem-se as respectivas formalidades de passagem de fronteira. Terminamos o dia em Tanger, ponto de passagem entre a Europa e África desde o tempo dos Fenícios, com a sua medina caiada de branco e as antigas muralhas viradas ao mar. Jantar e alojamento em hotel.

Dia 2 (03/10/2020): Tanger – Ifrane – Floresta de Cedros – Midelt

Após o pequeno-almoço, saída em direção a Meknés, considerada uma das mais antigas cidades imperiais de Marrocos. Começamos a subir o Atlas e, alguns quilómetros depois, está prevista uma breve visita a Ifrane, conhecida como a “Suíça do Atlas”. Passamos pela floresta de cedros, com a sua colónia de macacos selvagens e terminamos a etapa em Midelt, cidade encostada ao Alto Atlas. Jantar e alojamento em hotel kasbah.

Dia 3 (04/10/2020): Midelt – Gourrama – Arfoud – Merzouga

A seguir ao pequeno-almoço, começamos a subir o Alto Atlas em direção a Gourrama. Cruzaremos aldeias berberes perdidas nas montanhas e vales. Seguimos para Boudnib e para uma zona desértica bastante isolada que só irá terminar em Arfoud, a porta de entrada para o deserto. Abastecemos as viaturas e continuamos para Merzouga e para o Erg Chebbi, as mais altas dunas de Marrocos. Momento para desfrutar deste magnífico cenário natural. Possibilidade de ao final da tarde partir numa caravana de camelos para ver o pôr-do-sol nas dunas cor alaranjada do Erg Chebbi. Jantar e alojamento em albergue kasbah de luxo.

Dia 4 (05/10/2020): Merzouga – Ramlia – Tafraout Sidi Ali – Zagora

Deixamos o hotel para trás e partiremos para uma das mais belas pistas do “Rally Dakar” em Marrocos. Serão cerca de 250km de piso variado mas muito rolante. Aqui, teremos a noção da imensidão do Deserto do Sahara. Cruzaremos aldeias e oásis deslumbrantes, atravessaremos dunas, rios e lagos (ambos provavelmente secos). Um dos pontos altos da etapa será a passagem do oued Rheris, no oásis de Ramlia. Seguimos por uma fantástica pista, ainda que seja bastante isolada, que nos leva ao palmeiral do oued Draa, considerado o maior do mundo. Terminamos o dia em Mhamid El Ghizlane, onde anualmente se realiza o Festival Internacional dos Nómadas, dedicado à música e à cultura deste povo do deserto. Jantar e alojamento em hotel kasbah.

Dia 5 (06/10/2020): Zagora – Dunas do Erg Cheggaga – Lago Iriki – Foum Zguid

Partimos rumo ao Sul, junto à fronteira argelina, em direção ao oásis Sagrado e às dunas do Erg Chegaga. Neste local, voltamos a experimentar a adrenalina do sobe e desce num mar de areia sem fim. Seguimos por uma fantástica pista de areia, com muito prazer de condução, até ao lago Iriki (com uma extensão a perder de vista e que, ao contrário do que se possa crer, raramente tem água). Continuamos por pista até Foum Zguid onde terminamos a etapa. Jantar e alojamento em hotel kasbah de charme.

Dia 6 (07/10/2020): Foum Zguid – Tata – Akka – Icht

Após o pequeno-almoço, continuamos por pistas e locais bastantes isolados e inóspitos, onde apenas avistaremos cáfilas de camelos e os seus pastores nómadas em buscas de acácias e pastos mais verdejantes. Seguimos para Tissint, onde visitaremos a cascata de Atiq e o pequeno palmeiral encravado no leito do oued Tissint. Seguem-se as cidades de Tata e Akka e terminamos o dia em Icht onde nos espera uma fantástica piscina para desfrutar do final da tarde. Jantar e alojamento em albergue de luxo.

Dia 7 (08/10/2020): Icht – Assa – Tan Tan

Neste dia, continuamos pelas deslumbrantes pistas do deserto do Sahara. Iremos conduzir por pistas pouco e descobrir aldeias longínquas e perdidas no espaço e no tempo, algumas delas desertas, pois os seus habitantes migraram à procura de melhores oportunidades. Seguimos por entre vales e montanhas com pequenos oásis encravados nos leitos dos rios, onde raramente corre alguma água. Visitamos a fortaleza de Ayoune du Draa e seguimos para Tan-Tan. Jantar e alojamento em albergue de luxo.

Dia 8 (09/10/2020): Tan Tan – Plage Blanche – Sidi Ifni – Agadir

Estamos no ponto mais a Sul desta nossa aventura. Iniciamos a etapa com uma incursão pela Plage Blanche. São cerca de 25 Km fantásticos pela praia, em maré baixa. De um lado enormes dunas de areia laranja e, do outro, o azul sublime do oceano Atlântico. Continuamos por pista que nos leva a Sidi Ifni, um antigo enclave sob administração espanhola até ao ano de 1969. Prosseguimos em seguida para Agadir, cidade costeira virada para o turismo balnear e com um enorme porto piscatório. Jantar em restaurante local e alojamento em hotel.

Dia 9 (10/10/2020): Agadir – Casablanca – Assilah

Após o pequeno-almoço, continuamos o nosso percurso junto à costa atlântica. Visitamos El Jadida, a antiga Mazagão portuguesa. Impõe-se um passeio pela Cidadela e pela Porta do Mar, onde desembarcavam as antigas naus portuguesas a caminho da Índia a fim de se abastecerem de provisões e água potável. A água da qual se serviam era armazenada na incrível e enorme cisterna construída pelos portugueses no ano de 1541. Seguimos pela auto-estrada em direção a Casablanca e Rabat. Final do dia em Assilah, em tempos a antiga “praça portuguesa” de Arzila, com a sua torre e muralhas fortificadas e uma magnífica medina virada para o mar. Jantar em restaurante local e alojamento em hotel.

Dia 10 (11/10/2020): Assilah – Tarifa – Portugal

Seguimos bem cedo para Tanger, dirigimo-nos para o porto marítimo como última paragem em Marrocos. Seguem-se as formalidades de passagem de fronteira. Embarque no ferryboat para Tarifa (Espanha). Estes serão os últimos 350 km de convívio. Com chegada a Portugal, é tempo de despedidas contudo com uma certeza: Vontade de regressar a Marrocos num futuro próximo!!!